08-08-campeaointerior1973
USC com as faixas de campeão do interior de 1973: em pé, Grimaldi, Zé Francisco, Tiago, Modesto, Veran, Plínio, Geada, Nenê Mamá, dr. Hadel, Fabinho, Wilson, e o técnico Juquita; agachados, Aldair, Dilson, Naim, Silva, Elter, Saraiva, Marinho, Toinzinho, Paulo Luciano e Belmar
 
O Uberaba Sport pode orgulhar-se de ser cinco vezes campeão do interior. O Colorado foi o melhor dentre as equipes do interior em 1966, 1973, 1980, 1981 e 1982.
 
Em 1966, campeonato de pontos corridos, vejam só, justamente os rivais Uberaba e Nacional se enfrentaram na última rodada valendo o título. Ambos chegaram com 23 pontos à decisão. O Uberaba derrotou o Alvinegro da Rodovia por 3 x 0, no Boulanger Pucci, com dois gols de Walter Cardoso e um de Peniche, e faturou o título do interior.
 
O campeão daquele ano foi o Cruzeiro, com 41 pontos. O Galo foi o vice, com 36. O Zebu, então, foi o terceiro colocado, com 25. O Elefante ficou em quarto lugar, até hoje sua melhor colocação no campeonato. Eram bons tempos do futebol uberabense.
 
08-08-campeaointerior1966
O time do USC que venceu o Nacional por 3 x 0 e ganhou o título de campeão do interior em 1966: em pé, Pedro Bala, Hermínio, Vadinho, Mingo, Valente, Quincas; agachados, Waltinho, Cunha, Walter Cardoso, Roberto Peniche, Carlos Alberto e o massagista Pelé
 
Em 1973, o título foi decidido num quadrangular final, em turno e returno. Além dos grandes da capital, quem estava lá também? O Uberaba. Todos os jogos no quadrangular foram na capital. Quaisquer que fossem os resultados, o USC já seria o campeão do interior. Mas o Colorado fez bonito e ficou com o terceiro lugar, à frente do Atlético.
 
O Colorado, do técnico Juquita, somou 5 pontos, com uma vitória, três empates e duas derrotas. O Cruzeiro foi campeão com 8 pontos; o América foi o vice, com 7; e o Galo o quarto, com 4. No quadrangular, o USC não perdeu para o futuro campeão. Empatou por 0 x 0 e ganhou no returno, por 3 x 1, em uma grande exibição, com dois gols do atacante Naim e um do lateral Grimaldi.
 
Agora, 1980. Eram 21 equipes, divididas em três grupos na primeira fase. O USC se classificou em segundo lugar em sua chave, com 7 pontos, um a menos que o América. A fase final seria um octogonal em turno e returno. Campeão e vice se classificaram para a Taça de Ouro de 1981. O terceiro e o quarto colocado teriam vaga na Taça de Prata; e os times do quinto ao oitavo lugar disputariam um campeonato para definir a vaga mineira na Taça de Bronze.
 
Pois o Uberaba foi o terceiro colocado no octogonal, com 16 pontos. Foram seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O Atlético foi o campeão, com 27, e o Cruzeiro o vice, com 20. O Zebu ficou à frente do América, que fez a mesma pontuação, mas teve saldo de gols inferior (1, contra 2 do USC).
 
08-08-campeaointerior1980
USC em 1980: em pé, Diron, Celso Roberto, Gilvan, Vandinho, Rafael, Tim e o preparador físico Gianvechio; agachados, Ilton, Dé, Serginho, Caiaba e Edinho
 
Na fase final, o Colorado obteve bons resultados, como os empates com o América, por 1 x 1, e com o Cruzeiro, por 0 x 0. Na última rodada, no dia 29 de novembro, América e Democrata de Valadares empataram por 0 x 0. No domingo, 30, o Uberaba bateu o Guarani de Divinópolis pelo placar que precisava e faturou o terceiro lugar: 3 a 0, gols de Cabeça, Serginho e um contra de Mário.
 
Em 1981, a fase final foi um hexagonal em turno e returno. O Uberaba foi o melhor do interior novamente. O campeão Atlético teve 18 pontos, o Cruzeiro fez 13, e o América, 10. O USC também fez 10 pontos, mas, dessa vez, o Coelho teve melhor saldo.
 
No hexagonal, foram quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas. O Colorado chegou a vencer o América por 2 x 1, e empatou com o Cruzeiro, por 1 x 1. Na última rodada, o Uberaba empatou com o Villa Nova, na casa do adversário, por 1 a 1 – se tivesse vencido, ficaria em terceiro. Mas valeu o título do interior e, mais uma vez, vaga na Taça de Prata do ano seguinte.
 
Em 1982, campeão e vice iriam para a Taça de Ouro, e só o terceiro colocado teria vaga na Taça de Prata. No octogonal final, o Colorado garantiu o terceiro lugar – e o tri do interior – num confronto direto com o Coelho.
 
O Atlético foi o campeão com 20 pontos. O Cruzeiro ficou em segundo, com 17. O Uberaba conquistou o título do interior com 16 pontos – seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas. Título que, aliás, só foi confirmado depois do apito final.
 
08-08-campeaointerior1982
Uma formação do USC em 1982: em pé, Marcos Viana (preparador físico), Celso Sá, Diron, João Luiz, Gilvan, Alexandre Pimenta, Bezerra e o massagista Aldair Martins; agachados, Ilton, Joãozinho Maradona, Dema, Elier e Nei
 
No octogonal final, o USC largou com um empate com o Cruzeiro, por 1 a 1. O Zebu também empatou com o América, 0 x 0; e ganhou do Galo por 3 x 1, na oitava rodada, gols de Binga, Zé Roberto e Ilton. Na reta final, 11ª rodada, empatou de novo com o Cruzeiro, por 0 x 0.
 
Na 14ª e última rodada, Uberaba e América se enfrentaram no Uberabão. O Colorado abriu 2 a 0, com gols de Simões e Binga. O Coelho reagiu e empatou com Gaúcho e Cláudio Barbosa. O resultado tirava do USC o título do interior (que iria pro Uberlândia) e ainda a vaga no Brasileiro (que ficaria com o América). Mas, aos 41 minutos do segundo tempo, um chute do zagueirão Walter Lobão, da entrada da área, desvia em um adversário e encobre o goleiro do Coelho: 3 a 2, vitória alvirrubra!
 
O Uberaba termina empatado em pontos e em saldo com o América, levando a melhor no número de gols marcados (20, contra 18 do time de BH).
 
O Uberlândia ficou com os mesmos 16 pontos, mas saldo inferior. Mas queria o terceiro lugar. É que o regulamento só especificava critérios de desempate para definir o campeão. O UEC alegava que deveria ser considerada a campanha em todo o campeonato, não só no octogonal (o Periquito tinha melhor campanha que Zebu e Coelho no geral). O negócio foi resolver nos bastidores e o advogado alvirrubro José Raimundo Jardim Alves Pinto até acionou a CBF. Após dez dias, em 15 de dezembro, a Federação Mineira confirmou o USC como o terceiro colocado do campeonato, classificando-se pro Brasileiro.

Busca 

Parceiros 

boxe cidaderural

anuncie

uberabapopular

boxe facil

boxe uniarte

boxe disk-canecas

Scroll to top