27-07-legado-sebastiaobraz
Sebastião Braz, três décadas de dedicação ao Colorado
 
Uma biografia impressionante, ainda que tenha raríssimos registros. No centenário do Uberaba Sport Club, é imprescindível narrar a história de um homem que transitou em todos os cargos de um time de futebol, mas a função que Sebastião Braz melhor desempenhou, em três décadas de dedicação ao Colorado, foi a de torcedor.
 
Durante anos, Sebastião foi visto em Boulanger Pucci, ora como treinador, ora supervisor ou dirigente. E, se é possível morrer fazendo o que gosta, Sebastião assim o fez: no dia 25 de abril de 1948, sentiu-se mal à beira do gramado do estádio do seu time do coração comandando um treino e não resistiu. O Uberaba Sport Club perdia seu marqueteiro e um dos torcedores mais entusiastas dos cem anos da sua história.
 
Supersticiosos, à época, garantiam que o técnico teria conduzido o time em uma heroica vitória do USC sobre o Atlético Mineiro, por 3 a 2, um mês após a sua morte.
 
Redator do Lavoura e Comércio, não poderia ser apenas coincidência a frequência com que o nome do clube surgia nos grandes jornais do Brasil das décadas de 20 e 30. Alguém, com conhecimento jornalístico, teria que encaminhar os telex aos editores de publicações como o Correio Paulistano, Diário da Manhã, Folha de São Paulo e Última Hora.
 
27-07-legado-busto-sebastiaobraz
O lendário dirigente virou busto no antigo estádio Boulanger Pucci
 
É certo dizer, ainda que não se possa provar, que Braz se encarregou de propagar o nome Uberaba Sport durante muito tempo.
 
Em 1924, o América, octacampeão mineiro, perdeu para o Colorado. Foi sim uma vitória expressiva. Os 5 a 0 significam muito para um time do interior, mas um telex que dizia “Uberaba é o novo campeão mineiro” chegou às redações dos jornais nacionais e, por muito tempo, o Coelho perdeu seu título para a equipe do Triângulo.
 
Em um artigo, escrito no jornal local, Sebastião deixou escapar sua habilidade publicitária. Trecho do texto dizia que o América, campeão mineiro, havia vencido uma outra partida e o torcedor-redator retrucou: “Que campeão? O América deixou o título em Uberaba”.
 
Em 1938, Sebastião Braz, contrário à profissionalização do futebol alvirrubro, ajudou a fundar o Independente Atlético Clube e ficou afastado do USC por algum tempo. Nesta época, ele defendia a manutenção das categorias de base e o elenco do futebol profissional formado por “pratas da casa”.
 
Para provar que estava certo, Braz desafiou o Uberaba e levou os seus meninos para três jogos contra a equipe profissional colorada. Sebastião e a sua convicção foram derrotados nos dois primeiros por 10 a 0. Cinco gols do USC em cada jogo.
 
Era precisava derrotar o Uberaba. Foi aí que o ego falou mais alto que o motivo que o afastou de Boulanger Pucci. O mandatário reforçou o seu time com alguns consagrados nomes do futebol nacional, como Feitiço, do Santos; Waldemar de Brito, do São Paulo; e Zeca Lopes, titular da Seleção Brasileira. O Independente venceu por 2 a 1 e Sebastião Braz já não tinha mais motivos para se manter longe do Colorado. O apaixonado torcedor voltou ao BP como treinador e, consequentemente, os telex, que enalteciam o nome do USC voltaram às redações dos mais importantes jornais do país.
 
27-07-legado-sherlock
Sherlock Holmes, filho de Sebastião e pai de Fernando Vanucci. Sherlock era deficiente auditivo e Vannucci aprendeu a narrar os jogos para o pai
 
Sebastião Braz ainda conseguiu ver o filho, Sherlock Holmes, se destacar como jogador amador no Uberaba. “Ele jogava bem. Pelo menos foi o que eu sempre ouvi falar”, garante o jornalista Fernando Vannucci, filho de Holmes e neto do lendário Sebastião.
 
Sobre o avô, o jornalista lamenta ter nascido após a sua morte. “Quando eu nasci, em 51, o meu avô já havia falecido. Foi uma pena eu não o ter conhecido. Ele foi técnico e presidente do Uberaba, mas tenho poucas informações sobre a representatividade dele no clube. Por outro lado, o Colorado merece todas as homenagens no ano do centenário”.
 
São poucas histórias da carreira do jogador Sherlock Holmes, mas, além do nome, que sempre desperta curiosidade, Vannucci conta que Sherlock era deficiente auditivo e o filho aprendeu a narrar os jogos do Uberaba Sport para o pai.
 
27-07-legado-fernandovanucci
Fernando Vanucci, Colorado desde criança
 
Formado em Jornalismo e torcedor do Colorado, Vannucci tornou-se um dos mais conhecidos apresentadores esportivos, o que daria um enorme orgulho ao avô.
 
O grande pesar é não ter ninguém na redação para enviar um telex aos grandes jornais para registrar e não deixar morrer o trabalho jornalístico e futebolístico da família Braz-Holmes-Vannucci em prol de um só clube: o Uberaba Sport.
 
N.R.: Depois que foram destruídas as arquibancadas onde ficava o busto de Sebastião Braz, não se sabe onde foi parar a estátua. Onde estará?

Parceiros 

uniube-marianarios

cmu-2024
 
anuncie boxe-ok
 
pmu-abr2004
wruniformes

sancelo
 
golé-ok
 
perfetto

corintiano
Scroll to top