adefu-batata-10-10
Batata em treino na Adefu: pensando nos Jogos de 2020
 
O paratleta da Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba, José Humberto Rodrigues, foi convocado para disputar o Campeonato Mundial da IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes).
 

A convocação foi anunciada nesta segunda-feira pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. A competição, que esse ano acontece na cidade de Vila Real de Santo Antônio, em Portugal, de 30 de novembro a 6 de dezembro, engloba as modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, tiro com arco e taekwondo. O Brasil vai participar somente no atletismo, com nove atletas.

José Humberto, o Batata, disputará as provas de lançamento de dardo e de disco. Segundo conta o atleta da Adefu, a convocação faz parte do planejamento de alta performance da Seleção Brasileira para o ciclo paralímpico de 2017-2020.
 
“Essa competição é o início da preparação para a Paralimpíada de 2020. A convocação é feita pensando no futuro: olha as provas que tenho, os meus adversários, e vê lá na frente se eu tenho chances de medalha nos Jogos de Tóquio”, comenta. “O atleta vai continuar na Seleção se mostrar que tem chance real de medalha nas próximas grandes competições, que são o Parapan de 2019, o Mundial de 2019 e os Jogos de 2020”, completa.
 
Batata diz que foi surpreendido pela convocação. “Não esperava, fiquei emocionado. Fui convocado pelos meus últimos resultados nacionais. Venho treinando forte para a última etapa do Circuito Nacional (de 27 a 29 de outubro), minhas marcas vêm em ascendência”, ressalta o uberabense.
 
Atleta da classe F54, Batata tem na carreira os recordes da América no dardo (28,33m) e do Brasil no disco (27,55m). Disputou a Paralimpíada do Rio-2016. Foi vice-campeão no Mundial de Atletismo Paralímpico de 2015, em Doha, no Catar, promovido pela World Para Athletics (federação internacional dos paratletas). Acabou não conseguindo a vaga para a edição de 2017, que ocorreu em Londres, na Inglaterra, em julho. Agora, ele renova as baterias pensando nos próximos desafios. Que venham o Parapan, o Mundial e os Jogos Paralímpicos!
 
Foto: acervo pessoal

Busca 

Parceiros 

boxe cidaderural

anuncie

uberabapopular

boxe facil

boxe uniarte

boxe disk-canecas

Scroll to top