Se o campeonato nacional de basquete masculino é o NBB (Novo Basquete Brasil), Uberaba agora tem o NBU: Novo Basquete Uberaba. A competição foi criada pela Associação Primeiro Passo de Basquete com o objetivo de difundir a modalidade na cidade e teve início no último fim de semana, com as duas primeiras rodadas sendo realizadas no sábado e domingo no ginásio do Jockey/Funel.
 
O certame, também no naipe masculino, tem dez equipes, envolvendo 90 atletas com idade a partir de 15 anos. Os dois primeiros dias movimentaram cerca de 300 pessoas, entre jogadores e torcedores, diz o presidente da APPB, Pedro Macari.
 
basquete-nbu2-10-04-2018
 
Ele conta que os times receberam nomes de clubes que disputam a NBB, além de uma equipe nomeada como Uberlândia, em homenagem ao clube da cidade vizinha, que não participa mais de competições, mas já foi campeão mineiro, brasileiro e sul-americano.
 
Para equilibrar os times, os atletas inscritos passaram por um período de avaliação, em que recebiam notas de 1 a 5 em diferentes quesitos. Depois, eles foram distribuídos por sorteio com base nesse ranqueamento, como no “draft” da NBA.
 
Os quatro primeiros colocados da etapa classificatória disputam as semifinais, em jogo único, e os vencedores das semis fazem a final, em melhor de três. “Teremos a disputa pelo terceiro lugar, bem como por quinto, sétimo e nono, para definir as posições das equipes para a formação da próxima edição, que terá um formato diferente”, explica Macari, que adianta que haverá premiações para as melhores equipes e individuais, com os troféus recebendo nomes de atletas da cidade.
 
O NBU vai até julho ou agosto e, no meio do campeonato, vai rolar o “All Star Game”, quando deve ocorrer também um mini-torneio entre cadeirantes e uma campanha para arrecadar alimentos para a Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba).
 
basquete-nbu1-10-04-2018
 
Clínica
No próximo sábado, a APPB promove uma clínica voltada para professores, técnicos, educadores físicos e graduandos em Educação Física se capacitarem. Intitulada “Arte do Basquete”, a clínica, que deve ser realizada na Uniube, terá como palestrante Diego Silver, mestrando da Universidade de São Paulo (USP), técnico do clube Continental Basketball e da escolinha do Sport Club Corinthians Paulista.
 
A parte teórica da clínica acontece das 8h às 11h, e a prática, das 14h às 17h. Os interessados podem se inscrever pelos telefones (34) 99670-2557 ou 99126-1238. Também há vagas para atletas participarem da prática.
 
“Esse tipo de trabalho tem como norte a criação de um indivíduo independente e autônomo dentro do jogo, o que por si só elevaria o desempenho individual e coletivo, o que de forma geral é a busca de diversos técnicos de basquetebol, um atleta pensante, mas porque então não criar um?”, diz o palestrante, em seu site, sobre o evento.
 
Escolinha
Continuam abertas as vagas para a escolinha da Primeiro Passo, para garotos de 10 a 17 anos. As aulas acontecem na Uniube. Inscrições e mais informações pelo WhatsApp (11) 99529-9599 ou pelas redes sociais da APPB.
 
Resultados das primeiras rodadas da NBU
 
1ª rodada (7/4)
Campo Mourão 94 x 55 Paulistano
Franca 60 x 50 Minas
Bauru 59 x 70 Pinheiros
Caxias 48 x 74 Mogi
Uberlândia 84 x 61 Basquete Cearense
 
2ª rodada (8/4)
Basquete Cearense 42 x 57 Pinheiros
Minas 51 x 69 Uberlândia
Mogi 62 x 61 Franca
Paulistano 88 x 56 Caxias
Campo Mourão 74 x 71 Bauru
 
Campo Mourão, Uberlândia, Mogi e Pinheiros somam 4 pontos cada, com duas vitórias em dois jogos. Franca e Paulistano têm 3 pontos cada, com uma vitória e uma derrota. Com duas derrotas, Bauru, Minas, Cearense e Caxias têm 2 pontos cada.
 
A Funel apoia a competição cedendo o ginásio e o placar para as partidas.
 
Fotos: divulgação

Parceiros 

anuncie boxe

lsguarato

river

golerefrigerantes

boibao

sorriso

acquatica

zem

burn

itaipava

Scroll to top