hand-liganacional-29-08-2018
Após primeira vitória no ano passado, time vai pra quarta participação seguida
 
A equipe de handebol masculino adulto da Funel/Uberaba estreia neste fim de semana na Liga Nacional, com dois jogos fora de casa. A largada é na sexta-feira (31), contra o tricampeão Taubaté, às 18h. No sábado, o adversário é o São Caetano, às 16h.
 
O time uberabense manteve a base caseira das últimas temporadas e trouxe “forasteiros” mais experientes para reforçar o plantel. O técnico Karel Avelar mostra otimismo e crê em uma boa campanha, almejando a classificação pro mata-mata.
 
“Temos quatro reforços, vamos lutar para classificar, temos chances. A expectativa é boa. Dá para jogar de igual para igual contra a maioria das equipes”, afirma.
 
É a quarta vez seguida de Uberaba na Liga. Uma trajetória suada, com atletas amadores batendo de frente com grandes forças da modalidade. Somente na terceira participação na competição é que veio a tão sonhada primeira vitória: 31 x 30 contra São Caetano, na casa do adversário, no último jogo do ano passado.
 
Além da Liga Nacional, a equipe da Funel disputa a Liga Triângulo. Para mandar bem nos dois campeonatos, o elenco vem fazendo cinco treinos semanais, sendo três táticos e dois físicos.
 
Depois dos dois primeiros compromissos fora de casa, o representante de Minas Gerais tem dois duelos em seus domínios em setembro, no ginásio do CIE (Centro de Iniciação ao Esporte), no bairro Beija Flor. No dia 6, recebe o São Carlos. E no dia 8, encara o Pinheiros.
 
Forma de disputa
Uberaba está na Conferência Sul/Sudeste, que reúne as maiores potências do handebol. A divisão tem sete times, que se enfrentam em sistema de rodízio, em turno único, com os quatro mais bem colocados classificando-se para as quartas-de-final, juntando-se a dois da Conferência Nordeste, um da Norte e um da Centro-Oeste. Nas quartas e nas semifinais, são duas partidas. A final e a decisão do 3º lugar são em jogo único.
 
O adversário da estreia, o Taubaté, é o atual vice-campeão do certame. Vem de cinco finais seguidas, com três títulos e dois vices. Foi campeão em 2013, 2014 e 2016 e vice em 2015 e 2017. Além disso, é pentacampeão do Pan-Americano (ganhou de 2013 a 2016 e em 2018).
 
O atual campeão é o Pinheiros, que vem de quatro finais consecutivas – vice em 2014 e 2016, campeão em 2015 e 2017. É o segundo maior vencedor da Liga, com sete títulos, atrás apenas da Metodista, que tem oito.
 
Os jogos
Uberaba faz três jogos fora e três em casa na primeira fase. Confira as partidas do time na etapa classificatória (a tabela está sujeita a alterações).
 
31/8, 19h – Taubaté x Uberaba
1/9, 16h – São Caetano x Uberaba
6/9, 21h – Uberaba x São Carlos
8/9, 15h – Uberaba x Pinheiros
15/9, 16h30 – Londrina x Uberaba
11/10, 21h – Uberaba x Franca
 
Foto: divulgação / arquivo

Busca 

Parceiros 

anuncie boxe

lsguarato

river

golerefrigerantes

emporio

sue

boibao

burn

Scroll to top