João Menezes, o tenista de ouro
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 27 Maio 2020

JOÃO MENEZES
Tênis
João Lucas Magalhães Hueb de Menezes
17/12/1996 – Uberaba/MG
Tênis
João Lucas Magalhães Hueb de Menezes
17/12/1996 – Uberaba/MG
João Menezes passou por maus bocados por causa de lesões – foram três cirurgias no joelho – e quase desistiu do esporte antes de chegar ao topo do pódio no Pan-Americano de Lima, no Peru. Teve o apoio do pai para persistir.
O atleta iniciou no tênis em SC. O primeiro título profissional foi em dupla, com o gaúcho Rafael Matos, no torneio Future de Sunrise (EUA), em 2015. No mesmo ano, no simples, João foi vice nos Futures de Plantation (EUA) e de Pereira (Colômbia) e campeão no de Santa Maria-RS, e jogou o Pan de Toronto, Canadá, chegando às oitavas-de-final no individual.
Após quase um ano longe das quadras por conta das lesões, venceu o Future de Quito (Equador) em 2016 e o de Oviedo (Espanha) em 2017. Em 2018, disputa três Futures na Nigéria, com um vice e dois títulos. Em 2019, no Challenger Tour, é campeão em Samarkand (Uzbequistão) e vice em Binghantom (EUA).
Entra no Pan correndo por fora e sai campeão. Supera o favorito chileno Nicolas Jarry, top-60, nas quartas; vence o então campeão, o argentino Facundo Bagnis, na semifinal; e derrota o chileno Tomás Barrios na final, em um jogo duro. Após o triunfo, João competiu no quali do US Open e defendeu o Brasil na Copa Davis. Com o ouro no Pan, o tenista qualifica-se para a Olimpíada de Tóquio.
Em 2020, o uberabense atingiu o 172º lugar no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), sua melhor marca, sendo o número 3 do Brasil.
Foto: Ivan Alvarado / Reuters










