poliana-24-06-2020
 
POLIANA
Paratletismo
Poliana Fátima de Sousa
12/02/1986 – Uberaba/MG
 
Antes do atletismo, Poliana Sousa praticou diversas modalidades no paradesporto, como natação, basquete e vôlei. Mas foi nas pistas que se encontrou. Atleta de alto rendimento da classe F54, ela tem resultados expressivos no arremesso de peso, chegando a ter um recorde brasileiro no início da carreira (2009), quando também treinava o disco. Mas é no lançamento de dardo que se sobressai.
 
Na modalidade, estava prestes a disputar a Paralimpíada de 2008 em Pequim, China, mas não competiu porque, já nos Jogos, teve sua classificação funcional alterada. Participa em opens internacionais desde 2012, sempre com pódios. Pela Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba), participa do Circuito Nacional desde 2008, somando medalhas a rodo. Em 2016, disputou a Paralimpíada no Rio no dardo e no peso. No Parapan de Lima, no Peru, em 2019, ganhou o bronze no dardo, com lançamento de 14 metros, superando uma lesão. Foi como um ouro!
 
Aprimorando-se no peso e dedicando-se cada vez mais no dardo, Poliana segue os treinos periodizados do técnico da Seleção Brasileira, Alex Sabino. Recordista brasileira no dardo desde 2014, ela vem quebrando seus próprios recordes, sendo o atual de 14,49m.
 
Fotos: acervo pessoal

Parceiros 

anuncie boxe

dda

perfetto

sancelo

tanaarea

corintiano

Scroll to top