Tenista uberabense é convocado para o Pan
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 18 Junho 2019

João Menezes vai para o seu segundo Pan
Confirmando a boa fase, o tenista uberabense João Menezes foi convocado para defender o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A lista dos selecionados foi divulgada pela Confederação Brasileira de Tênis na última sexta-feira (14). Menezes competirá no individual e nas duplas, formando par com o gaúcho Marcelo Demoliner.
Em papo com o REPLAY, o atleta diz que confiava que seria chamado. “A convocação veio em boa hora. Estava esperando sim. Achei que tinha chance por ser um tenista da nova geração brasileira”, afirma.
O uberabense já disputou um Pan-Americano. Foi em 2015, em Toronto. Com apenas 18 anos, chegou às oitavas-de-final no simples e às quartas-de-final nas duplas mistas, atuando com Gabriela Cé. Agora ele vislumbra superar as campanhas. “Espero jogar com dedicação total e fazer o meu melhor. As expectativas são boas. O mais importante é lutar por cada bola, já que é um torneio no qual jogamos pelo país, é sempre mais tenso que o circuito”, comenta. No Canadá, o Brasil não conseguiu pódio no tênis.
O Pan de Lima acontece de 26 de julho a 11 de agosto. A Seleção Brasileira terá, além de Menezes e Demoliner, o paranaense Thiago Wild no simples. No feminino, foram convocadas as paulistas Bia Haddad e Carolina Meligeni no individual e, nas duplas, Bia e Luisa Stefani. Já a dupla mista será formada por Demoliner e Stefani.
Os finalistas das chaves de simples classificam-se para a Olimpíada de 2020, em Tóquio, no Japão.
Menezes ocupa o 267º lugar no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), após a atualização dessa segunda-feira (17). É a melhor colocação na carreira dele, alcançada depois do título no Challenger de Samarkand, no Uzbequistão, no mês passado, e os bons resultados nos torneios seguintes – no mais recente, chegou às quartas-de-final no Challenger de Columbus, nos EUA, campanha que rendeu sete posições.
Foto: acervo pessoal/Instagram