natacao-jemg-31-07-2019
Pablo, Pedro, João e o técnico Alexandre: 11 pódios
 
Paratletas de Uberaba voltaram cheios de medalhas da disputa da natação PCD na etapa Estadual dos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), em Uberlândia. Pedro Henrique Barros, Pablo Henrique de Melo e João Manoel Neves conquistaram onze pódios nesta terça-feira (30). No total, foram nove ouros e duas pratas. Todos classificaram-se para as Paralimpíadas Escolares, em novembro, no CT Paralímpico de São Paulo-SP.
 
Pablo, de 14 anos, deficiente visual da classe S11, ganhou três ouros no Módulo 1 (de 12 a 14 anos). O aluno do Colégio José Ferreira foi campeão nos 25m crawl, 50m crawl e 50m costas.
 
Pedro, de 13 anos, deficiente físico da classe S8, faturou quatro ouros no Módulo 1. O estudante da Escola Municipal Uberaba foi o primeiro nos 25m crawl, 50m crawl, 25m costas e 25m peito.
 
João, de 15 anos, deficiente intelectual da classe S21, também aluno da E.M. Uberaba, competindo no Módulo 2 (15 a 17 anos), foi prata nos 50m peito e nos 50m borboleta e ouro nos 50m crawl e 50m costas.
 
No Módulo 1, o desempenho foi tão bom que os uberabenses garantiram troféus para suas escolas – mesmo sendo os únicos atletas das equipes, concorrendo com formações com mais nadadores. Na classificação geral, o Colégio José Ferreira, representado por Pablo, ficou em terceiro lugar; e a E.M. Uberaba, de Pedro, em segundo. A campeã foi a Apae de Patrocínio, com quatro ouros, três pratas e um bronze.
 
Os bons resultados eram esperados pelo professor Alexandre Max, treinador do trio na Academia Acquatica. “Treinamos com o intuito de classificar para a etapa nacional. Os três nadaram bem; pelo que exigimos nos treinos, foi dentro do que a gente esperava”, afirma.
 
O técnico destaca a importância da natação para os paratletas. “O esporte transforma a vida deles. São poucos que fazem esse trabalho aqui, nós damos a oportunidade de conquistarem, por mérito deles, com a deficiência de cada um, o melhor de si. São treinos difíceis, é uma superação a cada dia. Agora participar de uma competição nacional será uma realização na vida deles”, destaca.
 
A Acquatica está de portas abertas para interessados na natação PCD. A academia está em novo endereço, na avenida Leopoldino de Oliveira, 904. O telefone é o 3312-1638.
 
Finalizando, Alexandre agradece o apoio no patrocínio do transporte para Uberlândia: além dos pais dos atletas, contribuíram o Dr. Rogério Tiveron, a Dra. Marlene Antônia Reis e o vereador Alan Carlos.
 
A etapa final dos JEMG acontece de 29 de julho a 3 de agosto, reunindo por volta de 6.500 alunos/atletas de mais de mil escolas públicas e particulares de 267 cidades, em 18 modalidades individuais, coletivas e paralímpicas.
 
Foto: divulgação

Parceiros 

anuncie boxe

itaipava

unimed-uberaba

tremendao nova

dda

alancarlos

sancelo

river

santaterezinha

fogaodaroca

dr-com

corintiano

Scroll to top