bocha-jemg-01-08-2019
Janaína, João, Nice e as atletas Ana Vitória, Karen e Ana Júlia: Uberaba campeã
 
Atletas da bocha paralímpica de Uberaba conquistaram pódios e o troféu de campeão geral na etapa Estadual dos JEMG (Jogos Escolares de Minas Gerais), que está sendo disputada essa semana em Uberlândia. A delegação da Escola de Atendimento Especial Superação ganhou duas medalhas de prata.
 
Competindo no Módulo 2 (de 15 a 17 anos), sagraram-se vice-campeãs Ana Vitória Teixeira Rocha, na classe BC2, e Karen Maria Pessato, na BC3. Ana Júlia Silva Araújo, na BC2, ficou em quarto lugar – colocação que fez a diferença e valeu a liderança por equipes na classificação final.
 
Além das três garotas, Uberaba foi representada pela técnica e calheira Janaína Pessato e pelos auxiliares João Fatureto e Nice. O aluno do Módulo 1 (12 a 14 anos) José Valter Diniz, da classe BC2, estava inscrito, mas acabou não participando por causa de uma virose.
 
A disputa da bocha, realizada nas classes BC1, BC2 e BC3, foi na terça e quarta (30 e 31). A classificação final é feita por pontuação conforme as posições de cada atleta. O primeiro colocado ganha 13 pontos, o segundo soma 9, o terceiro computa 7, o quarto leva cinco, e depois quatro, três, dois e um ponto até o oitavo. No Módulo 2, a Escola Superação de Uberaba ficou com o primeiro lugar geral com 23 pontos, um a mais que o Programa Superar, de Belo Horizonte. A equipe de Betim ficou em terceiro, com 17, e a de Santa Luzia em quarto, com 13.
 
Passada a comemoração pelos resultados, a técnica Janaína afirma que pretende implantar um projeto para descobrir paratletas nas escolas, em diversas modalidades.
 
“Fiquei muito triste de ver que a gente só foi com a bocha e a natação, e com poucos atletas. Precisamos inserir o paradesporto nas escolas de Uberaba, atletismo, tênis de mesa, parabadminton, vôlei sentado, futebol de sete... A primeira etapa, a aprendizagem dos atletas, é na escola. Esse é o trabalho que pretendo fazer através do Departamento de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, ir de escola em escola despertando esses possíveis paratletas”, explana.
 
A etapa final dos JEMG vai até sábado em Uberlândia. Aproximadamente 6.500 estudantes, de mais de mil escolas de 267 cidades, competem em 18 modalidades individuais, coletivas e paralímpicas.
 
Foto: divulgação

Parceiros 

cmu-2024
 
pmu-mar2024
 
anuncie boxe-ok

sancelo
 
golé-ok
 
perfetto

corintiano
Scroll to top