bocha-copaamerica-equipe-07-10-2019
José Carlos (segundo embaixo) com a medalha de ouro
 
É ouro! Atletas da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) sagraram-se campeões na etapa coletiva da Copa América de Bocha, realizada no CT Paralímpico de São Paulo, e classificaram-se para a Paralimpíada de Tóquio-2020. José Carlos Chagas, da classe BC1, venceu na disputa de equipes BC1/BC2, e Ercileide Laurinda, nos pares BC4. O REPLAY deu a notícia em primeira mão em sua página no Facebook.
 
bocha-copaamerica-pares-07-10-2019
Ercileide no pódio: rumo a Tóquio
 
Depois das competições individuais, as finais coletivas aconteceram no último sábado (5). Nas equipes BC1/BC2, em sistema de todos contra todos, o Brasil, com José Carlos, Maciel Santos, Natali de Faria, Lucas de Araújo e Guilherme Moraes ganhou do Canadá por 10 x 1 na primeira partida, e, no jogo que foi a “final”, derrotou a Argentina por 8 x 4.
 
Nos pares BC4, Ercileide se alternou com Marcelo dos Santos na formação da dupla com Eliseu dos Santos. Na primeira fase, vitórias sobre o Chile, por 11 x 2, e Colômbia, por 5 x 1. Nas semifinais, triunfo de 8 x 0 contra o México; e, na final, reencontrando a Colômbia, um apertado 4 x 3.
 
Será a terceira participação de José Carlos nos Jogos, após Londres-2012 e Rio-2016, enquanto Ercileide se qualifica pela primeira vez. Em breve contato com o REPLAY por telefone, ela não escondeu a felicidade. “Conseguir a vaga para a Paralimpíada é a realização de um sonho que vem sendo trabalhado há muito tempo. Estou muito feliz e com a certeza de que temos um longo trabalho pela frente”, declarou.
 
bocha-copaamerica-torcida-07-10-2019
Muita vibração na torcida, inclusive com a estafe Hindielle Andrade (e), da Adefu
 
O Brasil também foi campeão nos pares BC3, ou seja, ganhou o ouro em todas as disputas coletivas. No formato de pontos corridos, Evelyn de Oliveira, Mateus Carvalho e Evani Soares faturaram o título só com vitórias, superando Peru, Colômbia, Argentina e Canadá.
 
Vale lembrar que, na fase individual, José Carlos foi prata, e Ercileide chegou às quartas-de-final. Maciel (BC2) e Eliseu (BC4) levaram o ouro.
 
A Copa América reuniu 63 atletas e 76 membros de equipes de dez países. Todos os campeões classificaram-se para os Jogos Paralímpicos. O Brasil conquistou nove vagas: duas no individual, três por equipe BC1/BC2 (1 vaga de equipe + 1 individual BC1 + 1 individual BC2), duas por pares BC3 (1 vaga de pares + 1 individual) e duas nos pares BC4 (1 vaga de pares + 1 individual).
 
Fotos: Cláudio Garcia / Ande

Parceiros 

anuncie boxe

itaipava

unimed-uberaba

tremendao nova

dda

alancarlos

sancelo

river

golerefrigerantes

santaterezinha

fogaodaroca

dr-com

corintiano

Scroll to top