Olá, queridos leitores!
 
Primeiramente, nosso corpo é uma máquina que não foi feita para ficar parado ou sentado durante muito tempo, como nós ficamos hoje em dia. Nós tempos uma das máquinas mais perfeitas criadas pela natureza, com articulações e vários sistemas que se complementam uns aos outros e, portanto, fomos criados, desenvolvidos para nos movimentarmos. Nos tempos do homem das cavernas isso era obrigação, eles tinham de se movimentar para caçar e fugir, era questão de sobrevivência. Com todos os avanços nós passamos a ter mais tecnologia e isso nos trouxe uma série de “confortos” que nos possibilitaram plantar nosso próprio alimento e necessariamente ter de se locomover cada vez menos, tendo nosso alimento ao nosso alcance.
 
Trazendo para os momentos mais recentes, vejam como eram as profissões há 20 anos e como são as profissões hoje? Como eram as rotinas da sociedade 20 anos atrás e como é hoje. Cada vez mais a população se movimenta menos, em decorrência disso os índices de obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e etc, só aumentam entre adultos e também as crianças, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).
 
coluna-paraqueexercicio-09-04-2020 2
 
Hoje já não precisamos caçar ou andar longas distâncias a pé. Então ontem o que era uma ação de sobrevivência hoje se tornou fator de prevenção. Exatamente! O exercício físico age de forma preventiva e de manutenção da saúde, de seu corpo e de todos os sistemas necessários para manter um corpo saudável. Dentro da área da saúde temos várias profissões, em que cada um em sua competência, trabalha com a ferramenta exercício físico. Vou listar aqui alguns benefícios de como a prática pode te auxiliar na prevenção e manutenção para que você possa entender.
 
• Melhora sistema cardiovascular: melhores níveis da sua pressão arterial, maior eficiência do coração e menos esforço, menor risco de AVC.
• Melhora índices glicêmicos: evitando ou controlando o diabetes.
• Melhor sistema cardiorrespiratório: melhor absorção e utilização de oxigênio.
• Melhora no sistema imune: defesas naturais do nosso organismo.
• Melhora do Sistema Nervoso Central: melhora conexões dos neurotransmissores, inclusive reduzindo drasticamente as chances de contrair a doença de Alzheimer.
 
coluna-paraqueexercicio-09-04-2020 1
 
Bom, aqui dei apenas uma pequena amostra dos benefícios que o exercício físico pode contribuir em sua vida. O exercício físico não é a única estratégia que vai te fazer levar a uma vida mais saudável, você certamente já deve ter ouvido falar ou praticado outras, como boa alimentação, leitura, meditação. Hoje estamos todos querendo imunidade, mas nós sabemos que para construir um bom sistema imune você precisa da soma de bons hábitos.
 
Aproveite esse momento para estar consigo mesmo e quando essa onda passar, pense em qual importância você vai dar para sua saúde. Se vai prevenir ou remediar.
 
Gratidão!
 
coluna-tindurim-2020Wellington Tindurim (@wtindurim)
- Graduado em Educação Física pela UNIP (Universidade Paulista)
- Especialista em treinamento funcional pela IHP (Institute of Human Performance) - Boca Raton - EUA
- Analista de desempenho - Universidade do Futebol
- Ex-atleta profissional de futebol e futebol americano
- Personal Trainer

Parceiros 

anuncie boxe

dda

perfetto

sancelo

tanaarea

corintiano

Scroll to top