Olá, queridos leitores!
 
Neste momento de reclusão, surgem várias dúvidas quanto às atividades físicas para serem feitas em casa, principalmente para os idosos, que são considerados grupo de risco. Vamos esclarecer alguns pontos e dar algumas orientações para nosso público sobre uma vida saudável.
 
coluna-terceiraidade-17-04-2020
 
Primeiramente, o termo imunidade refere-se à defesa natural do nosso organismo. Para uma melhor imunidade dependemos de vários fatores e não somente o exercício físico. Imunidade consiste basicamente de três fatores principais: exercício, boa alimentação e sono.
 
• Exercício físico: De forma moderada e constante contribui no equilíbrio hormonal, melhora na circulação sanguínea etc.
 
• Alimentação: O intestino é considerado hoje por estudiosos e comprovado em vários estudos como o segundo cérebro do corpo humano, com meio bilhão de neurônios. Os neurônios da sua barriga podem interferir com o cérebro de cima afetando seu comportamento, como ansiedade e stress, por exemplo.
 
• O descanso é reparador, restaurando a energia do teu corpo. Para o sono ser efetivo deve se cumprir todas as fases do sono, que formam um ciclo. O indivíduo adulto leva em média 90 minutos para passar por um ciclo completo, passando pelo ciclo de 4 a 6 vezes por noite, o que gera em torno de 6 a 8 horas de sono indicadas para adultos.
 
1ª fase: sonolência
2ª fase: diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca
3ª fase: sono profundo em que ocorre a recuperação fisiológica do organismo
4ª fase: intensa
 
Em momento de confinamento, vale a pena pensarmos em estratégias para manter uma boa saúde, uma vida saudável. Neste exato momento devemos pensar em manutenção, mantendo os níveis baixos e moderados de atividade física; uma boa alimentação, rica em frutas, legumes, verduras; e uma ótima e reparadora noite de sono.
 
Para o público da terceira idade, devemos pensar com bastante cuidado, porque temos idosos ativos e sedentários, com ou sem alguma patologia. De modo geral devemos seguir esses mesmos pilares citados acima, com alguns cuidados extras. Exercício físico de forma lúdica e descontraída, como a dança, por exemplo. Atividades diárias, como jardinagem, também são prazerosas. Minha dica para a terceira idade neste momento é focar na alimentação rica em frutas, verduras e legumes, com bastante variedade entre eles, em boa quantidade e o sono com qualidade. Vamos nos cuidar.
 
Gratidão!
 
coluna-tindurim-2020Wellington Tindurim (@wtindurim)
- Graduado em Educação Física pela UNIP (Universidade Paulista)
- Especialista em treinamento funcional pela IHP (Institute of Human Performance) - Boca Raton - EUA
- Analista de desempenho - Universidade do Futebol
- Ex-atleta profissional de futebol e futebol americano
- Personal Trainer

Parceiros 

anuncie boxe

dda

perfetto

sancelo

tanaarea

corintiano

Scroll to top