Bocha: Ercileide dedica-se aos treinos no aguardo por Paralimpíada
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 01 Abril 2021

Campeã da Copa América, Leide espera pela vacina
Em meio às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, os paratletas de alto rendimento tentam manter a rotina o mais semelhante possível de épocas normais. É o caso de Ercileide Laurinda, da bocha paralímpica da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba). Ela vem se dedicando aos treinos e aguardando o chamado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.
A atleta da classe BC4 treina com o técnico Nivaldo Vital, também da Adefu, que segue as orientações da comissão técnica da Seleção Brasileira.
“Os treinos estão sendo presenciais, conseguimos um local na UAI onde ficamos somente eu e ele treinando. O treinamento é individual, para nos preservar. Devido à pandemia, reduzimos para três vezes na semana”, comenta Leide.
Ouro na Copa América
Ercileide foi campeã nos pares na Copa América de 2019. Com o título, o Brasil classificou-se na categoria para Tóquio. A vaga é do país, não necessariamente dos atletas que a conquistaram, mas a expectativa é que a craque da Adefu seja confirmada como uma das que vestirão verde e amarelo nos Jogos.
“A Ande (Associação Nacional de Desporto para Deficientes, entidade que regulamenta a modalidade) marcou algumas fases de treinamento, de agora até a Paralimpíada devo estar participando. Nossa ida para Tóquio vai depender da vacinação, se tudo correr bem tudo indica que a gente vai”, explana.
Fotos: Ande