Alunos-atletas conquistam dez medalhas na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 04 Dezembro 2023

Dez medalhas para Uberaba: MG fica em 3º lugar geral
Estudantes de Uberaba fizeram bonito na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, conquistando dez medalhas.
A delegação local, formada por seis paratletas, integrando a equipe de Minas Gerais, somou um ouro, cinco pratas e quatro bronzes no evento, realizado no CT Paralímpico de São Paulo, na semana passada (28/11 a 1/12).
As medalhas
No atletismo, Kemily Vitória da Silva, na Categoria A (sub-14), classe F33 (deficiência física), sagrou-se campeã no lançamento de pelota e faturou a prata no arremesso de peso.
No atletismo, Kemily Vitória da Silva, na Categoria A (sub-14), classe F33 (deficiência física), sagrou-se campeã no lançamento de pelota e faturou a prata no arremesso de peso.
Também no sub-14, Maria Luiza Batista Guimarães, classe T47 (física), disputou três provas, com destaque para o 5º lugar nos 60 metros. Ela ainda competiu nos 150m e no salto em distância.
Na Categoria B (sub-16), Anderson Gabriel de Sá, classe T-20 (deficiência intelectual), ficou em 5º nos 250m. Ele também participou dos 1.000m e do salto em distância.
O time ainda teve o desfalque de Lucas Daniel Guerra (classe F55 (física) sub-16), que, hospitalizado, não viajou. Pelas marcas que vem obtendo, o atleta poderia ter trazido ouro no peso, dardo e disco.
Na bocha, Isaque Santos Pádua, da Categoria A, venceu dois jogos em três rodadas da classe BC2 (paralisia cerebral), ficando com a prata.
Na natação, Anna Gabriele Soares, Categoria A (sub-13), ganhou três medalhas na classe S9 (física): prata nos 50m costas, prata nos 50m peito SB9 e bronze nos 50m borboleta, além de um 6º lugar nos 50m livre.
E mais quatro pódios na Categoria B (sub-15), com Enzo Pesso Romero, da classe S14 (intelectual), que foi prata nos 100m livre e bronze nas provas de 100m costas, 100m peito SB14 e 200m livre.
A comissão técnica teve o técnico de natação Alexandre Max, o estafe de atletismo Cristiano de Oliveira e a estafe de bocha Fernanda dos Santos.
A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares reuniu na capital paulista cerca de 1,8 mil alunos-atletas de todos os 26 estados e do Distrito Federal, disputando 13 modalidades.
Minas Gerais terminou em terceiro lugar na classificação geral, pela pontuação de todos os esportes. São Paulo foi o campeão, seguido por Santa Catarina.
No atletismo e na natação, MG ficou em quarto lugar, e, na bocha, em terceiro.
Foto: divulgação