Atletas encaram ultramaratona de montanha de 3 dias
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 25 Maio 2024
Registro com amigos reunidos
Um grupo de apaixonados por corrida de Uberaba encarou um desafio insano. Seis atletas da cidade enfrentaram uma ultramaratona de montanha, a Ultra Trail Serra da Canastra, dividida em três dias. E tem mais: depois de concluir a árdua missão, parte da turma emendou, já no dia seguinte, uma disputa de rua.
Ana Cláudia Cobo, Ana Paula Coutinho, Liliane Leocádio, Paulo Henrique de Oliveira, Yuri Nascimento e Tunico Bunito participaram do evento de 50 km da ultra, realizada no Recanto Ecológico Vale do Céu, em Delfinópolis-MG. Competição tão dura que a organização teve que separar em três etapas, entre os dias 16 e 18.
Além do percurso em si, com muitas subidas íngremes, não faltaram “extras” no quesito dificuldade. Pedras soltas, calor e ventos fortes, altimetria de até mais de 1.300 metros. Como bônus, o cenário deslumbrante, com muito verde e cachoeiras.
Trilhas bonitas e percurso duro
O preço para desfrutar da paisagem foi pago com suor e prazer. Os 50km viraram 54 km para os colegas de trilha. Não satisfeitos, Tunico e as meninas rumaram em seguida para Uberlândia, onde no domingo, 19, já estavam na famosa Nilson Lima. Elas entraram na prova de 5 km, e o veterano escolheu a atração principal, os 42 km da maratona.
Uma das que topou a empreitada surreal, Liliane foi pela primeira vez à uma corrida de montanha. “É uma pegada bem diferente, penso que todos deveriam ir para ter noção da grandiosidade e beleza que é”.
A sensação é única e as lembranças não deixam margem à dúvida: valeu a pena. “Terminamos com o desafio cumprido e a certeza de que se a gente se esforçar, tiver disciplina, se fortalecer, treinar, conseguimos atingir nossos objetivos, e isso vale para várias coisas na vida. Às vezes nos subestimamos, mas a corrida, aliás, o esporte, nos faz ver adiante”.
Fotos: acervo pessoal