Atletas da Adefu em destaque no Circuito Internacional
Escrito por Wagner Ghizzoni Júnior-
Publicado em 29 Abril 2025

Poliana no dardo: reerguida
Atletas da Adefu (Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba) comemoram bons resultados e medalhas em importantes competições do atletismo paralímpico.
José Humberto Rodrigues e Poliana Sousa representaram Uberaba no Desafio Brasil e no Circuito Internacional, realizados na semana passada, entre os dias 20 e 26, no CT Paralímpico de São Paulo.
No Desafio Brasil, a arrancada da dupla. Membros da classe F54, eles participaram do lançamento de dardo. O evento não entrega medalhas, servindo como preparação e para homologar marcas, com os inscritos buscando índices para campeonatos como o Mundial.
Já no Circuito Internacional, três ouros: para José Humberto, o Batata, no dardo, e para Poliana no dardo e no arremesso de peso.
“Os dois foram bem, tiveram o melhor início de temporada dos últimos anos. Estão se preparando bem e vão estar voando nas próximas competições”, comenta o técnico da Adefu, Higor Fiorine.
Fênix
“Graças a Deus e ao nosso trabalho iniciei a temporada maravilhosamente bem, melhorei minha marca em relação ao ano passado e isso é o mais importante”, exalta Poliana.
“Graças a Deus e ao nosso trabalho iniciei a temporada maravilhosamente bem, melhorei minha marca em relação ao ano passado e isso é o mais importante”, exalta Poliana.
No Circuito Internacional, disputa com mais de 200 atletas, o ouro em dose dupla fez a uberabense se sentir uma “fênix” e renascer mais animada.
“Após a não convocação para Paris me sinto uma fênix, porque eu já estava a ponto de desistir. É difícil se manter no alto rendimento sem apoio e patrocínios. Mas me ergui graças ao apoio do meu esposo, Alberth, estamos treinando em casa a parte física e ele tem me ajudado bastante”, conta.
“O trabalho está sendo feito, mas ainda precisamos melhorar muito. Agora é continuar e quem sabe poderemos representar o Brasil no Mundial”, diz a craque, referindo-se ao megaevento que ocorre em Nova Déli, a capital da Índia, entre 27 de setembro e 5 de outubro.
Até lá, a Adefu volta as atenções para a primeira fase do Circuito Nacional, marcada para maio. A equipe terá seis atletas no torneio.
Foto: Ale Cabral/CPB